Como aumentar a taxa de conversão?

Como aumentar a taxa de conversão? que é a taxa de conversão? A taxa de conversão é a percentagem de potenciais clientes que realizam uma ação específica que definiu. Por exemplo, as seguintes taxas de conversão específicas podem ser rastreadas por uma organização:

Como aumentar a taxa de conversão? A percentagem de visitantes do site que preenchem um formulário, lhe ligam ou compram um produto ou serviço online

Aumente as taxas de conversão para melhorar os lucros

Não importa quão boas sejam as suas taxas de conversão atuais, estas têm sempre espaço para melhorias. E melhorar as suas taxas de conversão significa melhorar consideravelmente os seus lucros.

Por exemplo, se gastar 1.000 francos suíços em publicidade, poderá atrair 1.000 potenciais clientes para o seu website. Se a sua taxa de conversão de vendas online for de 5%, isso significa 50 novos clientes. Caso contrário, se a sua taxa de conversão melhorar para 6%, terá 60 novos clientes. No último cenário, aumenta o seu número de clientes em 10 sem custos adicionais de publicidade, aumentando significativamente os seus lucros.

Como aumentar as suas taxas de conversão?

Existem muitas formas de aumentar as suas taxas de conversão. Aqui estão várias formas de melhorar as suas taxas considerando duas categorias:

“Lista de E-mail do País” is uma ferramenta útil para as empresas que procuram atingir públicos locais. dividing up the contacts  per Lista de e-mail do país  região simplifica campanhas específicas and aumenta a relevância das mensagens. Eles poderão estabelecer relações mais solidas e impulsionar as suas ventas de forma eficiente sem dificuldade em compreender o comportamento dos consumidores.

Aumentando as taxas de conversão online
Prova social: ao adicionar elementos de prova social, através de testemunhos de clientes e/ou estudos de caso ao seu website, aumenta quase automaticamente as conversões.
Informações de contacto claras: mostrar claramente as informações de contacto, talvez um número de telefone e/ou opções de chat ao vivo, geralmente aumentará as conversões, dando aos visitantes a confiança de que a sua empresa é “real” e é capaz de responder às as suas perguntas.

Credibilidade: rótulos de “confiança”

como avaliações verificadas ou rótulos de segurança da web como Verisign, ajudarão sempre na conversão.
Garantias: Oferecer uma garantia dá aos clientes mais confiança na sua oferta e, por isso, geralmente aumenta as taxas de conversão.

Manchetes: as manchetes nas páginas

do seu website são geralmente a primeira coisa que os visitantes leem e, muitas vezes, incentivam-nos a ler mais ou a sair do website imediatamente. Um título inteligente tem sempre o poder de aumentar significativamente as suas taxas de conversão. É por isso necessário testar novos títulos de forma contínua e frequente (otimização para motores de busca).

Aumentando as taxas de conversão offline

As estratégias que melhoram as taxas de conversão online também devem ser utilizadas offline. Por exemplo, mostrar fotografias e testemunhos de outros clientes satisfeitos ajuda quase sempre nas conversões. Da mesma forma, oferecer mais credibilidade e mais garantias também ajuda.

Peça aos seus clientes para investirem tempo (Princípio do Compromisso). Para compras maiores, quanto mais tempo os clientes investirem no processo, maior será a probabilidade de comprarem. Portanto, em vez de fornecer um preço rapidamente aos clientes, é geralmente melhor ter algumas conversas.

Talvez na primeira entrevista conheça

as necessidades deles. Numa segunda entrevista, poderá apresentar os resultados da sua investigação e/ou informações que lhe pareçam úteis. Depois, só numa terceira reunião, apresenta a sua proposta de trabalhar com esta empresa.

Embora este processo prolongue o seu ciclo de vendas, faz com que os seus potenciais clientes invistam mais tempo a trabalhar com a sua empresa e muitas vezes faz com que queiram continuar consigo.

No final deste processo, se a perspetiva de trabalharmos em conjunto for positiva, saberá que o preço é talvez o único potencial que o pode impedir de assinar o contrato final. Em alternativa, tente perceber quais são as suas objeções para poder respondê-las antes de fazer a sua oferta.

Acompanhe as suas taxas de conversão

Tendo em conta que é fundamental medir o que pretende melhorar! É por isso que precisa de acompanhar as suas taxas de conversão diariamente e com relatórios mensais. Isto permite-lhe corrigir problemas imediatamente (por exemplo, porque é que a nossa taxa de conversão está tão baixa hoje? porque o nosso website não está a carregar corretamente?) para melhorar continuamente as suas taxas de conversão. Existe uma infinidade de ferramentas para relatórios, começando pelo Google Analytics que hoje, aliado ao Google Data Studio, oferece uma solução integrada e barata para relatórios empresariais.

Se não está familiarizado com o Google Analytics

Lista de e-mail do país

No entanto, saiba que é, sem dúvida, uma das aplicações de análise de tráfego de Internet mais poderosas disponíveis atualmente. O facto de, tal como muitas ofertas da Google, este programa ser totalmente gratuito, torna-o ainda mais atractivo. Por causa disto, é muito difícil imaginar que ainda existam sites que não utilizem o Google Analytics (ou qualquer análise, aliás) para medir o seu tráfego.

Além disso, medir o tráfego da Internet

No entanto, é fundamental para desenvolver o seu negócio na Internet, mas analisar o tráfego é ainda mais importante. Na profissão falamos como encontrar o seu target nas redes sociais? geralmente da regra 90/10, ou seja, por 10€ ou 10 minutos investidos na medição, serão necessários 90€ ou 90 minutos para analisar os dados e tirar conclusões úteis para a evolução da seu site.

No entanto, Imagine uma loja onde as pessoas entram sem problemas mas onde 100% saem sem ter feito uma compra, uma análise seria fundamental para perceber o que se está a passar.

Os fundamentos

No seu capítulo de relatórios, o Google Analytics é composto por 5 secções, cada uma com os seus próprios tipos de dados específicos e adb directory fornecendo informações específicas sobre o tráfego do seu website:

Tempo real
O público
A aquisição
O comportamento
Conversões
Tempo real

Nesta secção poderá ver quem está

No entanto, no seu site no momento. A visualização fornece acesso a algumas informações básicas como a localização, a fonte de aquisição, o conteúdo, os eventos e as conversões. Para determinados sites com elevado tráfego, este é o local ideal para perceber como ajustar rapidamente as suas comunicações nas redes sociais por exemplo ou enviar pop-ups no seu site porque tem a possibilidade de atingir um determinado alvo. Em suma, é um local de tomada de decisão para o “time to market”.

O público
Aqui poderá aceder aos dados demográficos dos seus visitantes. De onde vêm, que plataforma usam, usam muito o telemóvel para visitar o meu site, etc. ?

O Google disponibiliza, nesta secção, todo um conjunto de ferramentas para medir os utilizadores como um todo e fornecer dados relativos à idade, género e interesses dos utilizadores, por exemplo.

Também muito interessantes são as

No entanto, secções que permitem compreender as coortes de utilizadores para acompanhar campanhas, comunicações e visualizar o número de retornos nas páginas espalhadas ao longo do tempo.

Não se esqueça de segmentar os seus relatórios para separar o trigo do joio e assim analisar dados que sejam realmente úteis para o seu negócio.

Ex. Faça um segmento para o país Suíça, se o seu mercado e as suas comunicações forem exclusivamente na Suíça, o tráfego de outros países só lhe interessa por motivos indiretos.

A aquisição

No entanto, Os dados de origem do tráfego são uma das partes mais importantes da sua conta do Google Analytics. A origem do seu tráfego diz-lhe o que pretende saber sobre o sucesso do seu SEO, dos seus links de entrada e do seu AdWords e outras campanhas publicitárias. Também mostra onde estão os seus pontos fracos.

Idealmente, deve ter tráfego proveniente de uma variedade suficiente de fontes para que o seu tráfego não esteja tão ligado a uma única fonte.

Por exemplo, se 80% do seu tráfego vier de resultados orgânicos do Google e de repente o Google mudar o seu algoritmo e o seu site acabar na página 10 em vez de no topo da página 1, verá uma grande queda no tráfego. Mas se apenas 40% do seu tráfego vier da mesma fonte, é mais fácil compensar (neste caso, poderia aumentar os seus gastos com o AdWords para compensar a falta de presença nos resultados orgânicos).

Existe uma secção específica para rastrear as suas campanhas caso utilize uma ferramenta de código de rastreio de URL, como a que oferecemos no nosso website.

O comportamento

Esta secção do Google Analytics irá fornecer-lhe dados muito úteis sobre o comportamento dos visitantes do seu website. Esta é obviamente uma secção essencial para compreender como os visitantes utilizam o seu website, o que funciona e o que não funciona.

Uma visão muito importante e relativamente ao fluxo comportamental. Permite que visualize como os visitantes se comportam no seu site. Por exemplo, pode selecionar uma campanha de entrada e ver a quantidade de abandonos na landing page, quantas pessoas continuaram no site, em que páginas, etc.

Esta secção inclui ainda, para os mais avançados, uma secção que permite fazer testes A/B, bem como uma visualização que permite visualizar um mapa de calor da sua página inicial

Um chatbot, com que finalidade?
Atualmente, é cada vez mais comum as empresas utilizarem chatbots ou agentes de conversação. Mas com que finalidades principais? Na verdade, existem vários objetivos possíveis. Podemos imaginar que a empresa queira oferecer um serviço diferente aos seus clientes, uma forma rápida de fazer uma encomenda ou pagar um serviço, pedir uma viagem com Uber mas também poder fazer reserva de mesa, encomendar um bilhete .treine, consulte a sua agência digital favorita para saber se ela faz sites e a que preço. Pode testar o nosso chatbot Les digivores sem moderação e dar-nos o seu feedback aqui.

Chatbots para substituir os humanos?

No entanto, Espera-se que estes Chatbots se tornem um meio real de ligação rápida com os clientes e isto é apenas o início…. Encontram-se de diversas formas, através do Facebook Messenger, no seu site, no seu Smartphone. Obviamente, um bot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem interrupções! É uma espécie de inteligência artificial ao alcance de todos. A maioria destes bots supostamente trabalha com IA (Inteligência Artificial), mas no final do dia existe o humano e a empresa por trás de tudo. Mas humanos por quanto tempo?

Testamos o ChatFuel para si
Testámos para si um serviço ChatBot, Chatfuel, que é gratuito até 500.000 pedidos por mês, pelo que tem algo pelo qual ansiar. Simplificando, cria um chatbot em poucos minutos e depois cria um link para o seu messenger ou para o serviço no qual pretende ativá-lo e pronto, é isto. Simples?

Sim, relativamente simples. O que se torna um pouco complicado é na definição dos cenários previstos que vai implementar. E sim, o nosso amigo Hal, a inteligência artificial precisa de ajuda para avançar e começar a falar consigo. É absolutamente necessário definir diferentes cenários dependendo do que os seus clientes procuram. Exemplo, como cliente ou futuro cliente, estou na sua página do Facebook e inicio a conversa através do Messenger.

Eis o que pode acontecer:
Este é um exemplo concreto de aplicação chatbot!
É uma mudança fundamental nas relações com os clientes que as empresas irão adotar mais cedo ou mais tarde. Na verdade, isto simplifica muito a implementação do serviço ao cliente ou a venda de produtos.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top